“Caminhos para a Consolidação da EAD”

Participei nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2014 do 10º Seminário Nacional de Educação a Distância, que foi realizado em São Paulo e patrocinado pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância, com o tema principal Caminhos para a Consolidação da EAD.
Nesses três dias assistimos e participamos de palestras, mesas redondas e debates sobre os diversos aspectos da EAD no Brasil e o que se pode observar é que, na verdade, a EAD – ou Educação Flexível como muitos a denominam, não é mais uma promessa para o futuro, mas uma realidade do presente.

Representantes de várias instituições educacionais e corporativas apresentaram as suas contribuições que estão levando a EAD a se consolidar de maneira rápida e a conquistar um espaço importante na formação de milhares de brasileiros nos mais diversos pontos do país.

Apesar de ainda existir algum preconceito com esse tipo de método de educação, que ocorre por falta de conhecimento do de seu funcionamento muito mais do que por motivos práticos, a EAD é hoje utilizada pela maioria das instituições de ensino tanto públicas quanto privadas como mais uma opção para os diversos públicos. É uma mudança cultural que vai beneficiar uma boa parte da população que, por motivos diversos, adere a esse tipo de modalidade como a mais adequada às suas necessidades.

A conclusão ao final das atividades desse seminário é que a Educação à Distância esta na fase final de consolidação e entrará rapidamente numa nova fase, de oferecer como mais uma modalidade de educação para o brasileiro de todas as idades, regiões e formações.

Em próximos posts escreverei sobre os diversos assuntos tratados nos três dias de seminários.

Categories: todas

Leave a Reply


*