A importância da habilidade de liderar

12509630_1056857524336028_6291337828378031527_nPara se desenvolver as habilidades de liderança, é de suma importância que o profissional tenha em mente de forma clara, quais as diferenças entre um líder e um chefe.

Muitos acreditam que a liderança é um dom que nasce com a pessoa, e não uma qualidade que ela desenvolve por meio de suas experiências e conhecimentos adquiridos em sua jornada pessoal e vivencia no mercado de trabalho.

A crença de que alguém nasce predestinado a “liderar”, ou seja, a Teoria da Personalidade embora ainda muito aceita por alguns, está completamente ultrapassada, e não é mais um modelo adequado as empresas ou ao meio acadêmico.

Compreender as diferenças básicas entre um chefe e um líder por mais simples que se pareça, acabam sendo confundidas, pois as ligações de autoridade exercidas são diferentes, enquanto o chefe exerce um poder que provem de seu cargo e os colaboradores acabam obedecendo devido a isso, o líder possui autoridade própria que provém de si mesmo.

Um chefe ou gestor pode vir a desenvolver suas capacidades latentes de liderança que são primordiais para gerenciar qualquer negócio, não somente isso, mas também entender qual o melhor estratégia a ser adotar em determinadas fases da corporação desde que se aplique e se dedique a isso.

O professor Gasparetto coordenador dos cursos de pós graduação da Universidade Estácio de Sá, abordará  no vídeo a seguir, alguns modelos de liderança exercidos por meio da Teoria Comportamental e Liderança Situacional, ao qual a primeira é  relacionada ao estilo de liderança que pode ser regida de forma democrática, permissiva ou até mesmo autocrata, obtendo-se bons resultados do líder junto a sua equipe. E a segunda é a Liderança Situacional, voltada ao conhecimento que o liderado tem da tarefa a ser exercida.

Confira a seguir:

 

Categories: Liderança,todas

Leave A Reply

Your email address will not be published.


*