i387347

Texto de autoria da aluna Bruna Borsetto Maiellaro Freitas, da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Curso de Pós- Graduaçãoem Docência do Ensino Superior.

 

Com o crescimento da internet e a expansão dos canais de comunicação, o acesso à informação e a velocidade com que se adquire conhecimentos aumentaram vertiginosamente. Com isso, o perfil do aluno vem mudando e eles deixaram de ser apenas receptores de conteúdo e passaram a participar ativamente da dinâmica da sala de aula, subsidiados e respaldados pelas informações coletadas nos mais diversos meios de comunicação.

 

Diante desse novo cenário de informações compartilhadas de forma instantânea, o papel do professor também vem mudando e hoje ele não pode se limitar a ser um “passador de conteúdo”, mesmo porque o conteúdo das informações está disponível a todos os alunos, independente da figura do professor. Assim, o seu papel atual é de ser um verdadeiro líder, que consegue se aproximar de seus alunos entendendo o momento e a maturidade de cada um deles, de modo a poder influenciá-los, guiá-los e incentivá-los na busca por novos conhecimentos e, principalmente, na adequada utilização dessas informações visando seu crescimento pessoal e profissional.

 

Desta forma, o professor de hoje deve exercer o papel de um líder que se preocupa e se aproxima de sua turma, buscando incentivar, guiar, amparar e modificar de maneira profunda e permanente seus alunos, tornando-os mais preparados, críticos e interessados na correta utilização dos conteúdos aos quais tem acesso nos diversos meios de comunicação.

Categories: Liderança, Todos os Posts

Leave a Reply


*