AFINAL, O QUE É E PARA QUE SERVE UM ORGANOGRAMA?

Encontramos numa organização diversas atividades, que são chamadas de atividades fim e de atividades meio.

As atividades fim são aquelas essenciais para a sobrevivência da empresa e que estão ligadas diretamente à realização de sua Missão e Visão. Já as atividades meio são aquelas necessárias para manter as atividades fim operando.

Essa estrutura de atividades diversas (fim e meio) pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma. O principal objetivo do organograma é fazer com que fiquem mais claras e inteligíveis, para qualquer pessoa de fora e também de dentro da organização, o relacionamento formal existente entre as várias funções existentes na organização, o tipo de atividade que executam (fim ou meio), a autoridade e responsabilidade dos ocupantes das funções etc.

Normalmente, no organograma, as funções são representadas por retângulos, com cada retângulo representando uma atividade ou um conjunto de tarefas, ou ainda uma função.

Quando os retângulos estão no mesmo nível horizontal isto significa que as pessoas responsáveis por essas funções têm a mesma autoridade e poder dentro da organização. Quando um retângulo está acima de outro e diretamente ligado a ele significa que esta função tem mais autoridade sobre a que está abaixo.

Normalmente, num organograma, as funções cujas atividades são relacionadas estão diretamente ligadas a um mesmo gestor. Por exemplo: as funções de supervisão de caixa, tesouraria, contas a pagar, contas a receber e faturamento podem estar todas ligadas a uma função única chamada de Gerente Financeiro.

Os setores FIM, também chamados de áreas de execução, descem numa ligação vertical na figura, enquanto os setores MEIO, também chamados de assessoria ou staff, são ligados por linhas horizontais.

As funções de execução são aquelas que atuam diretamente na produção do produto ou na prestação do serviço. As funções de assessoria ou staff são aquelas que prestam serviços aos setores de execução, auxiliando-os em suas tarefas. Mas todas, afinal, são responsáveis pela realização da Missão e da Visão da organização.

Categories: Planejamento

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