Um problema sério e que muito atrapalha a administração do tempo é chamado de procrastinação. Procrastinar nada mais é do que deixar para depois ou, no popular, “empurrar com a barriga”. Todos nós somos um pouco procrastinadores, mas o problema é procrastinar demais. No exagero.
O procrastinador (a pessoa que procrastina) é aquele indivíduo que tem um trabalho para entregar e vai “empurrando com a barriga”, deixando para depois, repetindo a frase “amanhã eu faço”.

O problema é que chega o amanhã e ele não faz, e chega o depois de amanhã e o depois de depois de amanhã e o trabalho continua lá, esperando ser feito. E o resultado desse comportamento é que seu estresse vai aumentando, porque ele sabe que esse seu comportamento não é adequado, ele se sente um pouco culpado por estar adiando um trabalho que precisa ser feito, mas mesmo assim esse trabalho, provavelmente, será feito apenas no último dia, no último momento, quando procrastinar não é mais uma opção. Porque fosse…

O procrastinador é aquela pessoa que acredita no ditado “não deixe para amanhã o que você pode deixar para depois de amanhã”. Diria que a procrastinação passa a ser uma filosofia de vida dessa pessoa.
Para resolver o problema da procrastinação o primeiro passo é reconhecer que procrastinar é um problema, um grande problema. Na verdade, procrastinar é um verdadeiro transtorno para nossa vida pessoal e profissional. E, a partir dai, pedir ajuda para um profissional que pode ser, por exemplo, um coach. Este profissional, em conjunto com o procrastinador, poderá ajudá-lo a fazer sua análise e estabelecer planos de ação para eliminar ou ao menos minimizar esse grave problema
.

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*