As festas de fim de ano nas empresas estão chegando

É comum as empresas organizarem festas de final de ano para seus colaboradores com a intenção de festejar o ano que termina e de animá-los para o ano que vai iniciar.

Mas cuidado, porque estas festas poderão se transformar em verdadeiras armadilhas e serem lembradas muito mais pelos vexames causados por alguns colaboradores (poucos, é verdade), do que pelos momentos de alegria e confraternização.

Primeiramente, é preciso lembrar que a participação nessas festas é “voluntária”, mas até que ponto o colaborador que não deseja participar realmente pode evitá-la? Há sempre o medo de que alguém, provavelmente um chefão, pense que esse colaborador é antissocial, que não deseja se integrar e que, afinal, não está entendendo que a empresa fez gastos, as vezes altos, para organizar a festança. Portanto, o melhor é dar o ar da graça.

Depois, há sempre aqueles que procuram essa ocasião em especial para exagerarem na ingestão de bebidas alcoólicas, e acabam se transformando em pessoas inconvenientes, fazendo gracinhas sem nenhuma graça, tentando “cantar” aquela menina que ele acha maravilhosa ou então dando indiretas para seu chefe ou para os membros da diretoria. Enfim, um comportamento totalmente inapropriado.

O pior é aquele que não costuma beber, acaba perdendo o controle depois de beber um pouco e acaba “premiando” os demais com demonstrações explícitas de…..bem, você já imagina do que estou falando. E o que é pior, esse comportamento pode, eventualmente, ser fotografado ou gravado e aparecer nas redes sociais.

A “dica” então é que você não esqueça que, apesar de ser uma festa de confraternização, ela é um evento da empresa, portanto um evento profissional. Portanto, controle o consumo de bebidas alcoólicas, mantenha uma postura profissional adequada, não procure ser um acrobata na pista de dança, use traje que seja adequado ao momento e sempre, mas sempre mesmo, respeite a hierarquia.

Assim, sua participação na festa de fim de ano será lembrada, por você e pelos outros, como um momento agradável de confraternização.

 

Categories: Carreira,todas

Leave A Reply

Your email address will not be published.


*