COMO OS RESULTADOS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL AJUDAM A EMPRESA NA ADMINISTRAÇÃO DE SEU CAPITAL HUMANO.

Artigo escrito por Giuliana de Fátima dos Santos, aluna do 3° semestre do curso de Tecnologia em Recursos Humanos das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – campus Liberdade.

O mundo passa por mudanças, as pessoas evoluem, a tecnologia avança e a preocupação com a preservação do meio ambiente é destaque em reuniões e congressos internacionais.

Diante de tantas transformações o mundo profissional também se modificou, principalmente na relação entre empresa e colaborador, já que estes deixaram de ser coadjuvantes e se tornaram protagonistas do desenvolvimento organizacional.

As empresas, então, passaram a entender que para melhoria nos resultados torna-se necessário compreender o que o colaborador precisa para se sentir motivado, seja em relação às atividades exercidas, o relacionamento com a chefia, o ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal.

Para isso existem diversas ferramentas que auxiliam a empresa na “medição” desses fatores e uma delas, considerada indispensável por muitos profissionais, a pesquisa de clima organizacional. Através dessa pesquisa a organização consegue identificar o grau de satisfação de seus colaboradores e, como conseqüência, promover ações mais ligadas aos problemas levantados por eles.

Com isso gera-se o comprometimento e o reconhecimento, pois eles percebem que a empresa está preocupada com as suas opiniões.

Portanto, a pesquisa de clima organizacional ajuda a empresa a trilhar o melhor caminho à procura da motivação de seus colaboradores, bem como melhores resultados em um ambiente de trabalho mais agradável.

Categories: Gestão

Leave a Reply


*