Como os Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional ajudam a Empresa

Artigo escrito por Aline Matos Resende, aluna do 3° semestre do curso de Tecnologia em Recursos Humanos das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – campus Liberdade, período manhã.

Um dos maiores bens de uma empresa, e que não pode ser ignorado por ela, é seu capital humano. O valor das competências, talentos, habilidades e características individuais dos profissionais de uma organização é uma garantia para seus bons resultados.

Entretanto, faz-se necessário realizar constantemente um levantamento de como está o clima organizacional para medir e avaliar como os colaboradores estão sendo influenciados e estão reagindo aos diversos fatores externos e internos a que estão sujeitos em determinados momentos.

Embora sejam profissionais experientes e qualificados, essas variáveis afetam no desenvolvimento das tarefas de cada um e daí surge a necessidade da pesquisa de clima organizacional.

Essa pesquisa tem importância fundamental, porque é a partir de seus resultados que a empresa irá administrar com mais facilidade seu capital humano, estimulando-os e direcionando-os para a realização de seu planejamento estratégico.

A pesquisa de clima é uma forma eficaz de medir o nível de satisfação dos colaboradores facilitando a administração do clima organizacional, lembrando que só é possível administrar aquilo que pode ser medido.

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*