COMO RECONHECER UM LÍDER

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Já falamos do líder servidor (O Monge e o Executivo – James Hunter) e que a verdadeira liderança deve funcionar em benefício dos liderados e não em benefício do líder. A maior parte das pessoas nas empresas de hoje é gerenciada e não liderada.

Os líderes hoje, dentro das organizações, estão tão cercados por regras, tradições, cultura organizacional, legislações diversas, que se torna difícil “levar alguém de onde ele está para um lugar aonde ele nunca esteve” (este é um dos melhores conceitos de liderança que conheço).
Eles apenas seguem os que vão à frente, obedecem regras, mas não lideram. Seguem atrás dos outros e não na frente, como deveriam.

Você pode reconhecer o verdadeiro líder analisando como trabalha o seu pessoal. Se eles têm constantemente um desempenho superior tenha certeza de que eles estão sendo liderados e não chefiados. Normalmente, esses líderes nem são notados pelas pessoas e por isso são elogiados e amados pelos seus liderados. Os que não são assim, aqueles que todos notam e percebem, ou são temidos ou são odiados pelos subordinados. Não são líderes, mas chefes.

O líder tem três papéis dentro da equipe:
a)    ele é um tomador de decisões, mas das decisões mais complexas e complicadas, porque as outras ele delega para seu pessoal utilizando a ferramenta do empowerment;

b)    ele é um facilitador, isto é, vai à frente abrindo a “picada” e removendo os obstáculos para a passagem da equipe na realização de suas tarefas;

c)    ele é um coach e um mentor, isto é, um treinador, que prepara seu pessoal para realizar suas tarefas da melhor maneira e para crescer profissionalmente, e também, como mentor, os prepara para a vida.
Ser um chefe é fácil, basta usar o poder e mandar fazer e as pessoas fazem para ganhar uma recompensa ou para não receberem uma punição. Já o líder usa de autoridade e leva as pessoas a querem fazer de boa vontade aquilo que precisa ser feito.

O chefe manda as pessoas fazerem, o líder influencia as pessoas e mostra o que precisa ser feito, e elas fazem satisfeitas.

Categories: Liderança

Leave a Reply


*