EMPREGABILIDADE É SEU DIFERENCIAL ESTRATÉGICO

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Não faz muito tempo um amigo me falou que apesar de estar procurando uma nova colocação o mercado de trabalho estava muito difícil: “muitos meses já se passaram desde que eu mando currículos e até agora nada, nenhuma resposta, nenhum chamado”, ele me disse em tom de lamúria.
Eu então lhe perguntei o que ele oferecia ao mercado que pudesse ser atrativo, isto é, um diferencial estratégico, algo que o diferencia dos demais profissionais que também, como ele, buscam nova colocação.

Depois de pensar um pouco ele me disse que seu diferencial era sua formação superior em administração, conhecimentos de informática e alguns cursos rápidos de gestão que ele fez nas empresas que trabalhou.

Ai eu fiz uma pergunta que o deixou preocupado: “você sabe quantas pessoas que procuram uma nova colocação têm a mesma formação e a mesma experiência que você? Milhares. Se você está oferecendo a mesma coisa que todos oferecem isso não é um diferencial e será difícil você conseguir uma nova colocação rapidamente. Você precisa é melhorar sua empregabilidade”.

Quando se fala em uma nova colocação ou no desenvolvimento de uma carreira uma das ferramentas que mais auxilia o profissional nessa busca é a sua empregabilidade.

Empregabilidade é a capacidade que o profissional tem de se adequar às novas exigências e necessidades do mercado de trabalho e da empresa.

A empregabilidade é importante, hoje mais do que nunca, porque as empresas e o mercado de trabalho passam por constantes mudanças e é a empregabilidade que faz com que a adaptação a essas mudanças seja mais rápida e efetiva. É através do desenvolvimento e da manutenção dessa capacidade que o profissional pode conseguir uma vaga de trabalho mais rapidamente ou desenvolver uma carreira de maneira mais consistente.

Para desenvolver a empregabilidade são necessárias algumas condições como, por exemplo, procurar uma área de trabalho de acordo com sua vocação, desenvolver a competência técnica e principalmente a de relacionamento interpessoal, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita e utilizar técnicas de marketing pessoal.

Atualizações constantes e desenvolvimento de mais um idioma alem do nativo também é fundamental para que o candidato seja considerado para ocupar uma vaga de maior responsabilidade.

Se você está pensando em procurar uma nova vaga no mercado ou se sua idéia é crescer profissionalmente na empresa onde já atua é bom avaliar como anda sua empregabilidade e procurar preencher as lacunas existentes em seu currículo.

Leave a Reply


*