Empresa Grande ou Empresa Pequena?

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Encontramos empresas dos mais variados portes, na indústria, comércio e prestação de serviços. Algumas já são grandes empresas, outras estão em crescimento, mas existem aquelas que são pequenas empresas, prestam excelente serviço ou têm um ótimo produto, mas querem continuar pequenas por opção.

Evidentemente, a pequena empresa possui certas dificuldades e enfrenta alguns problemas que a grande empresa não tem, mas por outro lado seu tamanho pequeno lhe proporciona algumas vantagens advindas exatamente de seu tamanho.

Principalmente no ramo da prestação de serviços, parece que as vezes as vantagens são até maiores do que as desvantagens e por isso seria interessante que a grande organização trabalhasse como se fosse um conjunto de pequenas empresas, aproveitando uma grande vantagem desta que é, com certeza, estar mais próxima dos clientes e, por isso, mais sensível às suas necessidades que são detectadas e atendidas com mais rapidez e clareza.

É certo que a empresa pequena tem algumas desvantagens oriundas de seu tamanho, como por exemplo não se beneficiar de um nome mais divulgado e conhecido. Outra desvantagem é a dificuldade em conseguir mais recursos para investimentos, a pouca possibilidade de negociar preços mais favoráveis com os fornecedores e, pelo seu tamanho, maior dificuldade em atrair mão de obra qualificada.

Por outro lado, a empresa pequena tem vantagens bastante expressivas. Uma delas é a facilidade em mudar aspectos organizacionais internos. Outra é a rapidez para detectar e atender as necessidades dos clientes, que estão mais próximos dela. Também é mais fácil desenvolver e manter um espírito de equipe entre os colaboradores e a liderança está muito mais próxima do pessoal.

Portanto, não é correta a idéia de que toda empresa quer crescer e que só uma empresa de grande porte pode atender as necesidades dos clientes. Muitas pequenas empresas querem continuar fazendo o excelente trabalho que fazem e continuar sendo de pequeno porte. Uma opção perfeitamente viável.

Categories: Gestão, todas

One Response so far.

  1. A citação acompanha que as pequenas empresas estão cada vez mais criando vagas de empregos enquanto as de grande porte demitem funcionários e fecham as oportunidades principalmente para os empregados não qualificados. Como no Brasil a mão-de-obra qualificada ainda é pouca, às vezes tem vagas nas grandes empresas, mas faltam pessoas com treinamento adequado. Logo vem as Micro e Pequenas Empresas que ainda não são rigorosas no quesito funcionários qualificados e dão essa oportunidade de emprego para essas pessoas. As pequenas empresas abrangem vários setores e por isso fornecem vagas de empregos em quase todas as faixas de comércios, serviços e indústrias. Aqui, estamos falando de uma quantia de empregos substancial ao tamanho das pequenas empresas e não definimo-las como a principal fonte de geração de empregos.

Leave a Reply


*