Falhas que um gestor pode cometer – Parte 2

Segunda falha: Esconder-se atrás de seu Chefe

No primeiro artigo desta série falei da falha do gestor ao tentar agradar a todos. Agora falo de outra falha grave: esconder-se atrás de seu chefe.

Quantas vezes o gestor precisa assumir a responsabilidade por uma decisão tomada ou então por uma ordem dada? Muitas vezes, naturalmente. Pois é ai que pode surgir essa segunda falha. Com receio de assumir a responsabilidade nesse momento, ao imaginar quer seus subordinados poderão ter uma reação desagradável ao transmitir uma ordem, o que faz o gestor? Apenas se exime da responsabilidade dizendo: “o chefe quer assim” ou então “é uma decisão” dos homens “lá de cima”.

Nesse momento ele está jogando a responsabilidade pela decisão ou pela ordem para seu chefe. E o que é pior: algumas vezes ele complementa dizendo “eu nem concordo muito com essa ordem, mas como veio lá de cima é melhor obedecer”. Ai ele acabou de completar a besteira.

O que você acha que os subordinados desse gestor estão pensando depois disso? Provavelmente estão pensando que esse gestor é um fraco, porque não concorda com uma ordem, mas não resiste a ela, não a discute com seu chefe, simplesmente a passa para frente.

Se você discorda de uma ordem dada pelo chefe para ser cumprida pela equipe é sua obrigação discutir com ele, o seu chefe, mostrar os pontos problemáticos, sempre com argumentos naturalmente não se deixando levar pela emoção.

Agora, se depois de tudo isso ele não mudou de idéia é seu dever passar essa orientação aos seus subordinados como se fosse sua e nunca mostrar que não concorda com ela, mas que vai fazer porque o chefe mandou. Não é esse o comportamento de um gestor que pretende liderar sua equipe.

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*