Primeira falha: Tentar agradar a todos
Por Luiz Eduardo Gasparetto
Este é um erro muito comum, principalmente com gestor menos experiente na função: numa situação de conflito, comum de acontecer entre colaboradores ou então entre setores de uma empresa, ele tenta encontrar uma solução que não desagrade nenhuma das partes envolvidas. É ai que ele erra.
E erra porque o objetivo de um gestor não é encontrar uma solução que não desagrade ninguém, mas sim encontrar a solução mais adequada para a situação e que solucione o conflito. Se a solução proposta desagrada uma das partes, “sinto muito”.
Existem gestores que acreditam seriamente que quando procuram uma solução para não desagradar ninguém estão praticando a chamada relações interpessoais, mas nada mais distante disso. Relações interpessoais não significa as pessoas se darem bem a qualquer custo. Relações interpessoais significa as pessoa se respeitarem, colaborarem umas com as outras, evitarem o “diz que diz”, serem assertivas em suas opiniões, mas sempre de maneira profissional.
Quando um gestor procura aquela solução que não é a correta, mas que na opinião dele não irá desagradar ninguém, o que ele está conseguindo é não agradar ninguém e, alem disso, não ter uma solução correta para um conflito.
Um velho dito popular diz que “não é possível fazer uma omelete sem quebrar os ovos”.
Se o que soluciona o conflito é fazer uma omelete, então teremos que quebrar alguns ovos, por mais que isso possa desagradar “a galinha”.