“A grande mola do desenvolvimento humano é o conhecimento.”

Vamos deixar claro uma coisa: informação não é conhecimento. A informação só se transforma em conhecimento quando ela é organizada e utilizada. Se não for assim ela é apenas informação, sem utilidade prática.

A maior biblioteca do mundo é a do Congresso, que ficaem Washington D.C.capital dos Estados Unidos, com seus 155 milhões de itens (livros, manuscritos, jornais etc). Pois ali dentro não existe um pingo sequer de conhecimento, mas sim de informação. Quem utiliza essas informações é que as transformamem conhecimento. Eai promove o desenvolvimento do homem.

É enorme a quantidade de informações existentes dentro da empresa e cada vez mais hoje em dia fica mais fácil obter informações. Uma solicitação no Google, por exemplo, traz imediatamente milhões de informações sobre o assunto.

Mas a posse dessa quantidade de informação significa que a empresa está mais produtiva, mais eficaz? Não necessariamente! Só estará se essas informações se transformarem em conhecimento.

O maior ativo de uma empresa não são suas instalações, equipamentos ou outra coisa qualquer, mas sim as informações que existem dentro dela e que poderão se transformar em co

nhecimento.

Mas para isso aconteça a empresa precisa se organizar de tal maneira para que possa, primeiro, identificar onde está toda essa informação e, depois, distribuí-la entre seus colaboradores, de maneira que seja utilizada e, a sim, transformada em conhecimento, para proveito da organização e também das pessoas. Esse processo que compreende localizar todas as informações existentes, tratá-las de maneira adequada, arquivá-las e colocá-las à disposição de todos, é o que se chama de Gestão do Conhecimento.

Muitas empresas já entenderam a importância da gestão dos conhecimentos e, por isso, estão empenhadas não só em levantar o que já sabem, mas também preocupadas com o que precisam saber e com o que ainda não sabem sobre o mercado e os negócios. Principalmente porque talvez os concorrentes já saibam.

E elas estão procurando transformar o conhecimento que existe dentro dela em um ativo comum a todos e não propriedade de alguns. É o que faz a Gestão do Conhecimento
.

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*