Livro com muitas lições de Gestão e Administração

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Quer uma “dica” de um livro muito interessante e conhecido que contem muitas lições de administração que ajudam o gestor em seu trabalho? Pois ai vai.

É o livro mais editado e lido no mundo, traduzido em mais línguas do que qualquer outro livro (calcula-se traduzido integralmente em aproximadamente 330 línguas e dialetos e parcialmente em 1.500), foi o primeiro livro a ser impresso e foi escrito por aproximadamente 40 autores das mais diferentes condições sociais e culturas.

Já adivinhou qual é o livro? Isso mesmo: a Bíblia Sagrada.

Mas a Bíblia não é um livro religioso? Sim, é, mas também é um livro de história e também, por incrível que pareça, um livro com diversas lições de administração.

Na Bíblia encontramos, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, lições sobre boas práticas de Liderança, Tomada de Decisão, Delegação, Administração de Conflitos, Administração do Tempo e muitos outros assuntos. Alem disso, traz também lições sobre assuntos que são importantes para qualquer pessoa como, por exemplo, ética e moral.

Apenas como um exemplo, no Velho Testamento, Livro do Êxodo 18, 1-27, Moisés recebe de seu sogro, Jetro, uma completa lição de Delegação. O sogro de Moisés atua como um verdadeiro consultor organizacional quando percebe que, a continuar fazendo a coisas da maneira que estava fazendo centralizando todas as decisões, Moisés e seu grupo nunca atingiriam a Terra Prometida, seu grande objetivo quando os judeus saíram do Egito.

Dê uma espiada na Bíblia com olhos de gestor e procure encontrar onde estão essas lições. E aproveite-as porque vale a pena.

E se tiver interesse em saber mais coisas sobre Bíblia e administração sugiro a leitura do livro Administração segundo a Bíblia, de Steve Marr, um lançamento da editora Mundo Cristão.

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*