LIVROS SOBRE QUALIDADE DE VIDA

Alguns livros que tratam de vários aspectos da qualidade de vida que li, achei interessantes e recomendo:

Simplicidade Voluntária, de Duane Elgin (Editora Cultrix)

O objetivo da autora, escritora e defensora de um estilo de vida mais simples, é mostrar que viver mais simplesmente não é viver uma vida de privações e sim viver uma vida com equilíbrio. Fala da importância para o bem viver de se adotar, parcial ou totalmente, os princípios da simplicidade voluntária – consumo frugal, consciência ecológica e crescimento pessoal, conseguindo com isso mudar o estilo de vida e a própria vida.

A autora também nos fala que simplicidade voluntária é a busca de um estilo de vida exteriormente simples, mas interiormente rico, e não dá uma receita para se definir uma vida de simplicidade, mas mostra um padrão geral de comportamento e de atitudes que caracterizam as pessoas que escolhem esse caminho para melhorar a sua qualidade de vida.

Caminho e Escolhas, de Abílio Diniz (Editora Campus)

Neste livro o autor, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, apresenta ao leitor sua receita para o que crê ser o bem maior ao alcance de todos: uma vida mais feliz e vivida com mais qualidade e que leva a uma existência mais prazerosa e serena.

E isso é mostrado quando o autor fala das lições extraídas de episódios dramáticos vividos por ele (seqüestro, brigas de família pelo controle da empresa fundada pelo pai etc) e como eles foram importantes na decisão de reorientar sua vida rumo a valores mais positivos.

 

 

Felicidade S.A., de Alexandre Teixeira (Arquipélago Editorial)

O autor, jornalista e escritor, fala sobre a importância de um movimento que está apenas começando nas empresas, mas que com certeza irá se expandir nos próximos anos: a busca da felicidade no trabalho.

Ele diz que a busca pela satisfação com o trabalho está transformando pessoas e empresas para melhor. E ao final do livro o autor leva os leitores a refletirem que a felicidade no trabalho é, sim, uma utopia possível e que isso pode revolucionar a empresa e a vida.

Em outras palavras, o que o autor está dizendo é que trabalho e felicidade (e consequente qualidade de vida) não são incompatíveis e são perfeitamente alcançáveis.

 

Feliz Cidade – Vida sem Estresse na Metrópole, de Allen Elkin (Publifolha)

Neste livro o autor, psicólogo e diretor de Centro de Aconselhamento e Controle do Estresse de Nova York, fala como o cotidiano nas grandes cidades é confuso e como pode nos levar, facilmente, a uma situação prejudicial para a saúde e para a qualidade de vida, que é o estresse.

Mas também fala que não é preciso se render ao estresse e apresenta estratégias e métodos para enfrentar e viver bem em meio ao caos urbano, obtendo satisfação, alegria e qualidade de vida em cada dia na cidade grande.

 

 

O Cérebro Nosso de Cada Dia, de Suzana Herculano-Houzel (Vieira & Lent Casa Editorial)

A autora que é doutora em neurociências pela Universidade de Paris, apresenta em 47 ensaios, todos eles em linguagem simples e bem-humorada, descobertas recentes da pesquisa sobre o cérebro relacionadas ao cotidiano de todos nós.

Como sabemos o cérebro, juntamente com a saúde, alimentação, trabalho e hábitos saudáveis, é um dos pilares da qualidade de vida e quanto mais for treinado e estimulado melhor se torna sua atuação, garantindo uma vida melhor.

Quando entendemos melhor seu funcionamento melhor poderemos utilizá-lo e melhor será nossa qualidade de vida.

 

Categories: Qualidade de Vida, todas

Leave a Reply


*