MANTENHA O FOCO NA TAREFA

Ele era um rapaz que estava sempre envolvido com problemas na escola e em casa, por não conseguir terminar muitas das tarefas que competia a ele fazer. Por causa disso, seus pais e seus professores estavam sempre chamando a sua atenção.

Não suportando mais aquela situação, foi conversar com um velho professor da sua escola e pedir a ele uma orientação: “professor, o que devo fazer para não cometer mais tantos erros. Eu me esforço, procuro prestar atenção no que faço, mas tenho grande dificuldade de me concentrar nas tarefas e até de terminá-las. O que devo fazer”?

O professor pegou um copo, encheu-o de água e o entregou ao rapaz, pedindo a ele que andasse por toda a escola, subindo e descendo as escadas, entrando nas salas de aula, passando pelo pátio, cantina, banheiros e jardim. Terminando esse tour ele deveria voltar até a sala do professor, mas tudo isso sem derramar nenhuma gota de água.

O rapaz protestou dizendo que aquilo seria impossível: sem derramar uma gota de água sequer não ia dar. Mas o professor insistiu e pediu que o rapaz pelo menos tentasse e que ele tinha certeza de que ele conseguiria.

O rapaz saiu então da sala do professor com os olhos fixos no copo e fez todo o percurso sugerido pelo professor, Subiu, desceu, entrou, saiu de todos os lugares da escola e no final, surpreso consigo mesmo, voltou para a sala de onde havia saído e sem derramar nenhuma gota do líquido.

O professor perguntou ao rapaz: “você viu aquelas suas colegas que passeavam pelo pátio na hora em que deveriam estar na sala de aula”?

“Não, professor, eu estava olhando para o copo”.

“E viu aqueles colegas seus que estavam fumando na quadra mesmo isso sendo proibido”?

“Não professor, eu não tirei os olhos do copo”.

O professor então sorriu e disse ao rapaz: “pois é, quando você estabelece metas para sua vida e para suas atividades e coloca o foco nelas, assim como fez com o copo, encontrará força e a motivação necessárias para vencer as dificuldades e a distrações e terminar com sucesso a tarefa”.

O professor estava certo: manter o foco na realização de suas metas é a garantia de que elas serão terminadas com sucesso.

Categories: Carreira, Planejamento

Leave a Reply


*