MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Aula 1 – Planejamento Estratégico e Empreendedorismo

Por Luiz Eduardo Gasparetto

 Nosso curso na Universidade Gama Filho, que procura discutir aspectos ligados à gestão e estratégia empresarial, começa muito bem, com dois assuntos de extrema importância para o gestor no mundo dos negócios de hoje: Planejamento Estratégico e Empreendedorismo.

No Planejamento Estratégico, o aluno tem contato com um método de comprovada eficiência para a elaboração de um planejamento estratégico que seja útil para a empresa atingir seu maior objetivo, que é maximizar seu valor.

Ele discute como diferenciar Pensamento Estratégico de Planejamento Estratégico propriamente dito, como definir Missão, Visão e Vantagem Competitiva, como realizar as análises externa (mercado, cliente, concorrência, produtos substitutos) e interna da organização, tão importantes para o estabelecimento de ações estratégicas, e também analisa com o professor e colegas a melhor maneira de definir metas e de montar um Plano Estratégico completo.

Aliado a isso, ele também tem noções importantes de Controle e Decisão, assuntos tão importantes e que estão diretamente ligados ao Planejamento Estratégico. Ele vai entender porque controlar é uma atividade fundamental para o planejamento e como tomar decisões no sentido de corrigir o rumo daquilo que está fugindo do planejado e que foi detectado pelo controle. Entenderá também porque nossos gestores ainda têm dificuldade em penar estrategicamente.

Já em Empreendedorismo, ele terá seu espírito empreendedor estimulado e entenderá que um empreendedor pode estar não só no comando do seu próprio negócio, mas pode ser um empreendedor também dentro da empresa aonde ele é um colaborador.

Além disso, o aluno será introduzido em discussões sobre o surgimento de uma cultura empreendedora no país, discutirá as noções de empreendedorismo, entenderá como esse assunto está se transformando numa das principais ferramentas para o desenvolvimento pessoal e dos negócios e como ele vem crescendo no Brasil.

Terá também momentos para debater com seus colegas e com o professor a realidade do mundo dos negócios e como essa realidade vem mudando graças ao empreendedorismo, analisando as relações empresariais da empresa com o mercado do ponto de vista do empreendedor.

O aluno receberá noções sobre como identificar oportunidades de negócios no mercado competitivo atual e como desenvolver um Plano de Negócios, uma etapa fundamental para um início seguro e para o sucesso de qualquer empreendimento.

Em ambas as matérias os alunos, através de chats, terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com o professor e de interagir com colegas de diversas partes do Brasil e até do exterior, participantes de nossos cursos.

 

Leave a Reply


*