NA SUA EMPRESA SE PRATICA O EMPOWERMENT?

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Calma, calma! Não se assuste com a pergunta. Estou querendo apenas saber se na empresa onde você trabalha os gestores se utilizam de uma ferramenta chamada empowerment, cujo objetivo é delegar mais autonomia para os colaboradores.

Empowerment pode ser traduzido por “empoderar” ou dar poder, e esse é o objetivo dessa ação que, bem utilizada, permite que mais colaboradores tomem decisões importantes e mais amplas sobre o seu trabalho.

O grande objetivo do empowerment é a valorização do capital humano da empresa, aproveitando ao máximo seus conhecimentos e experiências no sentido de melhorar o desempenho dos processos e agilizar a tomada de decisão, que é descentralizada justamente através dessa ferramenta.

O empowerment pode ser confundido com outra ferramenta, chamada delegação, mas elas têm uma diferença básica: enquanto na delegação o poder de decidir é dado especificamente para uma determinada tarefa, no empowerment esse poder é mais amplo, podendo o colaborador tomar decisões sobre todo o processo de sua responsabilidade e não apenas numa determinada tarefa.

Para que o empowerment funcione é necessário um maior compartilhamento de informações sobre o negócio da empresa, sobre seus projetos, permitindo assim uma melhor tomada de decisão por parte do colaborador que foi “empoderado”. Com isso, esse colaborador passa a participar ativamente da gestão dos negócios da empresa e assume funções de liderança.

Por isso, o empowerment é considerado, também, como um exelente campo de treiinamento de futuros gestores, selecionando aqueles colaboradores que apresentam mais características de um líder, como facilidade de assumir riscos e tomar decisões, de iniciativa e capacidade de gestão.

Um grande benefício trazido pelo empowerment é a descentralização das decisões, acelerando com isso os processos da empresa e permitindo mais tempo livre para que os gestores se dediquem a tarefas mais impactantes na estratégia da empresa, tornando a gestão muito mais participativa.

A prática do empowerment é fundamental para a motivação e satisfação dos colaboradores, permitindo que suas contribuições para o atingimento dos objetivos da empresa se tornem mais claros e palpáveis e servindo como um grande estímulo para o desenvolvimento da carreira profissional.

Se você é um gestor experimente utilize com mais frequência o empowerment e sinta como seus colaboradores se tornam mais comprometidos com os resultados e com a empresa e mais motivados para o trabalho. Mas não esqueça que para isso é necessário que esses colaboradores tenham realmente condições para tomarem as decisões necessárias.

Categories: Planejamento

Leave a Reply


*