NUNCA DEIXE PARA AMANHÃ…
O QUE VOCÊ PODE DEIXAR PARA DEPOIS DE AMANHÃ!

Este é o lema preferido dos procrastinadores, aquelas pessoas que nunca fazem na hora certa aquilo que deve ser feito. A sua frase preferida é “amanhã eu faço”!

Procrastinar, ou no popular “empurrar com a barriga” (não é que todo procrastinador seja gordo porque magros também procrastinam) é um dos maiores problemas a serem enfrentados por aqueles que pretendem administrar melhor o seu tempo.

O procrastinador é aquela pessoa que está sempre acumulado de tarefas, não consegue terminar nada do que começou (e muitas vezes nem começou) e ainda atrapalha outras pessoas que, muitas vezes, dependem de ações suas para terminar suas tarefas. Enfim, é uma verdadeira “praga” prejudicando o andamento dos trabalhos.

E por que se procrastina?

As razões são muitas, mas entre as mais comuns temos, por exemplo, o perfeccionista, isto é, aquela pessoa que está sempre em busca da perfeição em tudo o que faz, mesmo que a perfeição não seja necessária.

Temos que admitir que em muitas atividades a perfeição é exigida: eu não posso dizer a uma enfermeira de berçário, por exemplo, que a cada 100 crianças que ela carrega ela pode deixar uma cair no chão, porque 1% é uma margem de erro aceitável. Nesse caso é preciso a perfeição. Mas temos que admitir que esses casos em que a perfeição é exigida são raros.

Outro motivo para procrastinar é a realização de uma tarefa que nos é desagradável: vamos adiando ao máximo e muitas vezes causamos com isso um prejuízo a nós mesmos. Adiamos a entrega do imposto de renda, adiamos a ida ao dentista, adiamos uma demissão de um colaborador, adiamos uma separação etc.

Existem ainda muitos outros motivos que nos levam a procrastinar, mas acredito que esses dois exemplos são bastante comuns. Se soubéssemos como esse comportamento causa problemas para nós e para outros com certeza faríamos o possível para evitá-lo.

É evidente que nunca deixaremos totalmente de procrastinar, mas fazer disso parte de nossa personalidade e sermos conhecidos como “aquele que sempre deixa para depois” acaba prejudicando nosso trabalho e nossa imagem.

Categories: Carreira, Gestão, Planejamento

Leave a Reply


*