Depois da era agrícola e da era industrial chegamos a um novo ciclo na evolução do mundo dos negócios: a era do conhecimento. Hoje, o diferencial nas empresas é a informação e o conhecimento. Ao verificarmos a lista das empresas mais valiosas no mercado percebemos que as primeiras colocadas são aquelas que têm, como matéria prima, o conhecimento, isto é, o intangível: Google, Microsoft, Facebook entre outras.

Portanto, compartilhar conhecimento é um comportamento inteligente para o profissional de qualquer empresa que pretende crescer profissionalmente, mesmo porque, dentro de cinco anos segundo últimos estudos, metade do que conhecemos hoje não terá nenhuma utilidade, serão conhecimentos obsoletos. Portanto, compartilhar enquanto o conhecimento que se tem é válido é uma questão de inteligência.

Uma empresa de sucesso não se mede mais por sua capacidade de produzir bens físicos, mas sim pela capacidade dessa empresa de criar e inovar, produzir ideias novas, soluções diferenciadas para os problemas colocados pelo mercado.

Em toda organização temos uma grande quantidade de conhecimentos que estão disseminados entre seus colaboradores. O desafio dos gestores de hoje é exatamente administrar esse conhecimento, tornando-o útil para a empresa e para as pessoas.


E como isso é feito? Através dos relacionamentos interpessoais, da comunicação, do contato pessoal que aumentam e facilitam a interação entre os colaboradores.

Se desejar saber mais sobre Gestão do Conhecimento veja entrevista com especialista no assunto digitando www.phortetv.com.br e, no final da pagina, clicando no programa CONVERSANDO SOBRE GESTÃO.

Categories: Todos os Posts

Leave a Reply


*