gsQuando um verdadeiro líder se mostra mais líder? Quando ele não está presente junto a sua equipe e esta continua funcionando normalmente. Nesse momento o líder faz com que sua presença seja desnecessária, porque sua equipe está treinada, está sabendo exatamente o que fazer e está motivada para fazer.

 

Quando os colaboradores ficam muito dependentes da presença do líder, quando as coisas são feitas porque ele está presente e quando o sucesso do líder “morre” com ele podemos dizer que, como líder, ele fracassou. O líder de sucesso é aquele que se faz desnecessário junto a sua equipe.

 

O líder é a pessoa que tem como tarefa principal desenvolver seus liderados a, dentro da empresa, tornarem-se independentes, viverem por conta própria, caminharem com as próprias pernas. Não significa viver isolado dentro da empresa, porque a empresa é um sistema aonde existe a interdependência, mas significa ser até certo ponto autossuficiente na realização das suas tarefas, não dependendo de alguém que esteja constantemente lhe dizendo o que, como e quando fazer.

 

É evidente que esse “ser dispensável” tem seus limites porque existem tarefas que devem ser feitas pelo líder especificamente, como definir objetivos, controlar o resultado final etc. Mas no que diz respeito a tarefas dos liderados estes devem estar preparados para realizá-las de maneira independente. E isso é conseguido quando o líder sabe usar, e usa, a ferramenta chamada de delegação.

 

O líder inseguro é aquele que diz: “você não pode fazer nada sem mim”.O líder seguro é aquele que diz: vá em frente e se precisar conte comigo”.

Categories: Gestão, Todos os Posts

Leave a Reply


*