O PULO DO SAPO!

 

Vou propor uma charada, mas adianto que, na verdade, é uma “pegadinha”.

Três sapos estão em cima de um tronco à beira de uma lagoa quando um deles resolve pular na água. A pergunta é: quantos sapos ficaram em cima do tronco?

Se você respondeu que ficaram dois sapos parabéns…..errou completamente! “Mas como errei?” você deve estar se perguntando. Pois eu lhe digo por que você errou.

Na verdade os três sapos continuaram lá, impávidos, no mesmo lugar, em cima do tronco porque um dos sapos apenas “resolveu” pular na água, mas em vez de agir e pular permaneceu ali, parado, em cima do tronco. Ele resolveu, mas não pulou.

A lição que se tira da estória? Só resolver não adianta. Toda resolução exige uma ação para se tornar efetiva.

Muitas pessoas “resolvem”, mas não realizam ações para efetivar o que resolveram. Resolvem fazer regime, mas não fazem; resolvem parar de fumar, mas não param; resolvem visitar mais os pais, mas não visitam; resolvem voltar a estudar, mas não voltam. Apenas resolvem, mas nada fazem para realizar o que resolveram.

Situações como essas se repetem no dia-a-dia de muitas pessoas. Pense nas coisas que realmente deseja e que resolveu fazer e faça o melhor de forma a consegui-las.

Peter Drucker, guru da moderna administração nos ensina que “administrar é colocar os planos em ação”. Se quero administrar melhor a minha vida, meus negócios, meus relacionamentos, tenho que agir e fazer alguma coisa para que isso realmente aconteça. Só resolver não adianta, é preciso agir.

Categories: Planejamento

Leave a Reply


*