A palavra inglesa “spread” é utilizada para indicar uma determinada margem ou diferença. Exemplo: no mercado de ações, “spread” é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma ação.

Já no mercado bancário, “spread” significa a diferença valor pago pelos bancos quando fazem uma captação de dinheiro no mercado e o valor que os bancos cobram quando emprestam determinado valor para uma pessoa física ou jurídica.

Apenas como um recurso didático, podemos criar outro “spread” no que diz respeito à contratação de pessoas para funções dentro da empresa, que seria a diferença entre aquilo que o candidato oferece por ocasião do processo de seleção e aquilo que a empresa procura em termos de habilidades, conhecimentos, características pessoais etc.

E esse “spread” parece estar cada vez maior, isto é, parece que o que os candidatos oferecem está cada vez mais distante do que as empresas procuram, formando um verdadeiro abismo que está impedindo muitas contratações.

É preciso que os candidatos a procura de novas colocações estejam cientes do que é que as empresas hoje procuram, tanto em termos de conhecimentos quanto de habilidades, para que possam diminuir em muito esse “spread”. Parecem que as pessoas que se candidatam em cargos na empresa, principalmente aquelas que ficaram muito tempo na mesma empresa, perderam um pouco a noção das necessidades dos empregadores nos dias atuais. Continuam oferecendo a mesma coisa que ofereciam em anos anteriores.

Muitos, por exemplo, ainda falam dos cursos superiores aonde se formaram, não sabendo que hoje só uma graduação não é mais um diferencial. É preciso no mínimo uma pós-graduação. Muitos ainda colocam sua facilidade com o inglês (que naturalmente é um ponto importante), mas não percebem que além do inglês outras línguas também assumem importância no mundo dos negócios.

Portanto, é bom que você procure mensurar qual o “spread” entre o que você oferece ao mercado e o que o mercado deseja e procure diminuir essa “margem”, se quer realmente trocar de empresa com sucesso.

Categories: todas, Todos os Posts

Leave a Reply


*