PARA UM GESTOR, MAIS IMPORTANTE DO QUE SABER A RESPOSTA CORRETA É SABER FAZER A PERGUNTA CERTA

Por Luiz Eduardo Gaparetto

Você já percebeu que as coisas estão mudando cada vez mais depressa. Por isso, o que é correto hoje pode não ser mais o correto amanhã. E daí, o que adianta saber a resposta certa hoje se ela pode ser a resposta errada amanhã?

Exemplo? Vamos lá.

Até três ou quatro anos, a resposta correta à pergunta “novos neurônios podem nascer no cérebro depois que este está formado?” era NÃO. Esta era a resposta correta ontem. Hoje os cientistas sabem que a resposta certa de ontem é a resposta errada de hoje, já que foi cientificamente provado que novos neurônios podem nascer no cérebro durante toda a vida.

Então, muito mais importante do que saber a resposta certa é saber fazer a pergunta correta. É isso que pode fazer a diferença entre as decisões de um gestor e de um gestor excelente.

Quando precisa tomar uma decisão, fazer um estudo, analisar um problema, o gestor não deve se preocupar tanto em obter as respostas corretas, mas sim deve se preocupar em fazer as perguntas certas.

É dessa maneira que ele consegue chegar à causa real de um problema ou encontrar o melhor caminho para atingir um objetivo.

Essa habilidade de questionar de maneira precisa e focada nas suas necessidades e de fazer perguntas inteligentes é que faz o gestor obter as informações necessárias para que possa tomar as melhores decisões.

Como disse o filósofo grego Platão: “as vezes, a pergunta é mais importante do que a resposta”.

Ou então como disse Bertrand Russel, matemático, filósofo e Prêmio Nobel de Literatura (1950): “É sempre saudável, em toda e qualquer situação, acrescentar um ponto de interrogação às coisas que há muito você toma como certas.”

Por isso, é preciso perguntar e perguntar sempre. Afinal, é perguntando que se encontra o caminho do banheiro.

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*