Olhe para o passado para aprender, para o futuro para prever e para o presente para viver

Por Luiz Eduardo Gasparetto


Algumas pessoas não aproveitam o hoje porque vivem apenas no passado, que por melhor que tenha sido não voltará.

São as pessoas que estão sempre dizendo QUANDO: quando eu era jovem, quando eu era solteiro, quando morava naquela casa, quando trabalhava naquela empresa e outros quandos. Essas pessoas não conseguem aproveitar o que o presente tem de bom, porque não o vivem.

Outras vivem no futuro, que elas nem sabem se vai acontecer. Estas também são da turma do QUANDO: quando eu me casar, quando eu me formar, quando eu me mudar, quando eu me aposentar e outros quandos. Essas pessoas também não conseguem aproveitar o que o presente tem de bom, porque não o vivem. Estão vivendo no futuro que nem sabe se irá acontecer.

Não quero dizer que não devemos dar importância ao passado. Devemos sim, porque um pouco do que somos hoje devemos ao nosso passado e ao que foi construído pelos nossos antepassados. Mas o que não devemos é dar uma importância demasiada a ele esquecendo de viver o presente.

O mesmo com o futuro. É importante termos planos e objetivos para realizarmos, mas não podemos dar uma importância tão grande ao futuro que isso nos leve a esquecer de viver o presente.

Não esqueça: passado é história, futuro é uma incógnita. Então aproveitemos o presente e não desperdicemos esse tempo com coisas que não voltam mais ou as que não sabemos se irão se realizar.

Categories: Planejamento, todas

Leave a Reply


*