gasp

Quanto tempo você deve esperar para pedir aumento salarial? Antes de saber quanto tempo esperaré preciso se perguntar: por que você vai pedir aumento?

 

Saiba que o simples fato de você fazer seu trabalho bem feito e cumprir com seu horário de trabalho não são motivos suficientes para receber um aumento. Afinal, você ganha um salário para fazer exatamente isso. E dizer a seu chefe que seu salário não está lhe permitindo pagar suas contas vai permitir que ele diga que isso não é problema da empresa, é um problema seu.

 

Para pedir um aumento é preciso ter um bom motivo que justifique esse aumento. Não esqueça que a empresa é um negócio e aumento de salário deve ter, como contrapartida, algo a ser oferecido. Mas é preciso oferecer antes para depois receber. Não basta prometer fazer, tem que primeiro fazer.

 

Mas se você, além de cumprir suas obrigações rotineiras vai além das tarefas designadas, dá sugestões, implanta coisas novas, dá idéias e auxilia seu grupo de trabalho e por isso espera um aumento, saiba que um prazo razoável a partir do qual pedir um aumento (a não ser em casos excepcionais) está em torno de um ano. Antes disso a empresa ainda não lhe conhece e você, dificilmente, teve oportunidade de mostrar seu valor.

 

E até quanto de aumento um profissional pode pedir?

 

Não há um percentual definido, tudo vai depender do retorno que o profissional está dando para a empresa. Em muitas empresas existem as chamadas faixas salariais ou “steps”, que são os degraus de salário que o colaborador vai subindo na escala de salário da empresa.  Um aumento, portanto, já está condicionado a esses “steps”. Pular de um para outro e aumentos maiores só através de promoção.

 

Mas se desejar dar ao seu chefe uma “sugestão” de aumento veja quanto pessoas que fazem o mesmo que você em outras empresas do mesmo porte estão ganhando. Para isso você pode consultar tabelas salariais publicadas em jornais, sindicato, colegas que trabalham em outras empresas. Ai você terá uma idéia de quanto aumento pedir. Mas cuidado, nessa pesquisa você poderá descobrir que já está ganhando mais do que outros profissionais do mercado.

 

Agora um alerta: nunca solicite aumento porque um seu colega, ao seu lado, ganha mais do que você, porque você não sabe o retorno que ele dá para a empresa.

 

E se o chefe, em vez de dizer não, ficar “enrolando” o profissional sobre o aumento? Ele deve pedir novamente?

 

Sim, deve esperar um tempo razoável (talvez um mês) e se nada foi feito conversar novamente com o chefe. Agora, para isso é preciso que o profissional saiba exatamente qual o retorno que ele da para a empresa e ter mostrado isso ao chefe. E se mesmo assim a “enrolação” continuar e se o profissional tem certeza da sua capacidade, talvez esteja na hora de “pegar o chapéu” e procurar outra empresa aonde seu valor será reconhecido.

 

Categories: Carreira, Todos os Posts

Leave a Reply


*