Texto de autoria da aluna Isabela Moraes de Oliveira, da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul-SP, do curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional.

 

A cultura organizacional é formada pelo conjunto de valores que seus líderes colocam no dia a dia da organização e que são compartilhados por todos os colaboradores visando orientar comportamentos dentro do ambiente de trabalho.

Quando os colabores se identificam com a cultura organizacional eles “vestem a camisa” da empresa mostrando em cada comportamento no ambiente de trabalho que eles vivem suas crenças e valores.

A produtividade da empresa está diretamente ligada ao empenho de seus colaboradores, que dedicados e motivados produzem mais, pois estão compromissados não apenas com suas tarefas, mas com a própria organização. Mas para ter um grupo de colaboradores assim é preciso que a organização, desde o processo de recrutamento e seleção, escolha candidatos que melhor se adequem à sua cultura.

Quando a cultura organizacional é bem definida e clara a todos os colaboradores e todos se identificam com ela o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e a produtividade aumenta, pois para isso a empresa terá aliados, pessoas que trabalham não só para elas mesmas, mas também para o crescimento de todos e da organização.

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