ClassroomTexto de autoria da aluna Daniele Lopez dos Santos, da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Curso de Pós- Graduação em Docência do Ensino Superior.

 

Ser líder é bem mais do que guiar e inspirar pessoas. É direcionar, compartilhar e saber não só ensinar, mas também aprender, tudo isso em uma “gestão sem medo”. Não ter medo é saber explorar tudo o que está disponível das mais diversas formas.

 

Ao ser um professor é inevitável pensar em uma pessoa ensinando para alguns poucos alunos o que o sistema julga ser necessário, mas é no momento da aula que o professor pode ser um mero transferidor de conteúdo e conseguir que tudo funcione como a tradicional e pouco renovada educação, ou se tornar um aguçador e incentivador da busca pelo conhecimento.  Um verdadeiro líder.

 

Pode se aproximar mais de seus alunos e quebrar a barreira da “superioridade professor x aluno”ainda presente no ambiente de aula e passar a ser um líder, inspirando e transformando talvez definitivamente a maneira de olhar e pensar de um ser humano que se percebe abrindo para um mundo que lhe oferece infinitas oportunidades.

 

A tarefa de ser um líder muitas vezes parece inata parta alguns, mas para outros ela pode ser desenvolvida. Um professor líder desenvolve essa função a cada dia, percebe a singularidade e a melhor maneira de trabalhar, respeita a individualidade de seus alunos e sabe como abordar e trabalhar cada ponto de pessoas que estão ali, se integrando em uma jornada que poderá ser igual as demais ou ser surpreendente.

 

Ser um professor líder é saber guiar e transformar seus alunos em pessoas melhores, que façam realmente a diferença no mundo. E aceitar o desafio de desafiar o outro para que atinja a sua capacidade máxima, sempre trabalhando no seu limite e renovando-se diariamente.

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*