Quando a Cultura Organizacional é um ?

(Texto do aluno Elzo Anunciação de Jesus, do 3° semestre do curso de Tecnologia em Recursos Humanos das Faculdades Metropolitanas Unidas, Campus Morumbi).

A empresa, a todo momento, busca marcar seu território, sua área de atuação, marcar seu espaço no mercado. Através de mudanças busca fazer com que, entre diversos produtos ou serviços, o seu seja o escolhido.

A preferência do cliente ao adquirir um produto ou serviço não se mostra apenas na hora da aquisição, mas também no reconhecimento de sua cultura, isto é, nos bastidores da empresa.

A cultura organizacional, para ser diferenciada e reconhecida pelo cliente começa quando há a preocupação em conhecer o perfil do cliente, suas preferências, fazendo com que o produto ou serviço seja direcionado às suas necessidades. E como as necessidades e preferências do cliente mudam a cada instante a empresa, para conhecê-las, deve estar também em constantes mudanças, inovando sempre, mostrando ao cliente que melhor do que nosso produto ou serviço só outro produto ou serviço nosso.

A empresa tem que ter como premissa, nesse processo, a necessidade de valorizar o capital intelectual, a visão empreendedora de cada um. Isso fará com que o processo de produção seja excelente e chegue assim ao cliente.

Fazendo isso e capacitando melhor os colaboradores, estará sempre apta para fazer o novo e sempre aberta as mudanças conforme mudam as necessidades dos clientes.

O diferencial estratégico da empresa é alcançado quando a necessidade do cliente é vista e reconhecida de forma prioritária e, baseada nisso, a empresa desenvolve uma cultura organizacional com seus valores, que é conduzida para satisfazê-las.

Categories: Planejamento, todas

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