Networking é uma rede de relacionamentos que tem como principal objetivo uma ajuda mútua entre seus participantes no campo profissional ou de negócios.. Eles se ajudam indicando vagas de emprego que podem ser de interesse de alguém da rede, indicando novas oportunidades de negócios e de outras maneiras.

Algumas pessoas confundem networking com uma participação em uma rede de relacionamentos, pessoal ou profissional, mas a diferença principal (não a única) entre uma e outra é que sua networking será composta apenas de pessoas que você efetivamente conhece pessoalmente, que você sabe de suas capacidades e habilidades.

É uma rede mais pessoal, fechada, e composta de pessoas com quem você pode contar e que contarão com você quando houver necessidade de desenvolver carreira e negócios, porque networking é uma via de mão dupla. Você ajuda e é ajudado.

Uma rede social é construída através de contatos impessoais, muitas vezes com pessoas que você só irá conhecer pelo nome ou por uma foto, que solicita ser incluída em sua rede de relacionamentos e que acaba sendo incluída apenas através de um clique em Aceito.

Networking é um trabalho mais pessoal, de garimpar pessoas, de contatos pessoais que serão estreitados com o tempo. Na rede de relacionamentos você até sabe que a pessoa existe, porque ela está na sua lista de contatos, mas numa networking você cria laços mais consistentes que vão além do nome e da foto e que farão com que você seja lembrado em momentos importantes de sua vida profissional.

A rede de relacionamentos é criada, normalmente, através da internet e como característica seus elos são muito fracos. Já a networking cria laços mais consistentes e permanentes e que fará que você ajude, ou seja ajudado, em suas necessidades profissionais.

Como começar uma networking? São várias as ações possíveis como frequentar ambientes de seu interesse profissional, ter sempre a mão cartão de visita, participar das reuniões da “turma” do colégio, participar de clubes e associações de classe, fazer palestras e, principalmente, ter paciência e persistência, porque networking não é algo que você constrói da noite para o dia como acontece nas redes sociais.

E para mantê-la? Dedique tempo para encontros informais com membros de sua networking, não deixe de responder telefonemas e e-mails, mantenha o pessoal de sua networking informado sobre mudanças como novo emprego, novo endereço ou telefone, nova função, mande cartões de aniversário, natal, fazendo com que assim as pessoas lembrem de você, encaminhe e-mails com assuntos que são do interesse de pessoa de sua networking.

Conclusão: participe de redes sociais, mas não as confunda com networking. São coisas diferentes, com objetivos diferentes e utilização diferente.

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*