Seja um agente de mudanças

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Normalmente o objetivo de uma mudança é colocar a empresa de conformidade com as necessidades do ambiente, tanto interno quanto externo (neste caso o mercado, principalmente).

Esse agente de mudanças poderá vir de fora da organização, sendo contratado especialmente para um determinado trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando a empresa contrata uma consultoria para analisar e sugerir ações visando mudar alguma coisa.

Mas também poderá ser um agente de mudanças interno, isto é, alguém da própria empresa, que nesse caso assume o papel de administrar os processos que irão provocar as mudanças necessárias. Muitas empresas consideram mais adequado que o agente de mudanças seja interno, quando possível, porque já conhece a cultura da empresa.

Um processo de mudança pode ter início quando os gestores da empresa começam a sentir uma forte pressão para mudar, e essa pressão pode ser causada, por exemplo, pela queda nas vendas ou nos lucros, pelo aumento do turnover de colaboradores, pelo não atingimento de objetivos, apelo umento de reclamações de clientes e outros.

É nesse momento que um agente de mudanças é convocado para ajudar a definir o problema e iniciar um processo para fazer com que os membros da organização entendam a necessidade de mudar, aceitem as mudanças e comecem a trabalhar com elas.

A principal função de um agente de mudanças é levantar informações necessárias para justificar a mudança, estimular o pensamento para ativar a criatividade e fugir do “sempre foi assim”, incentivar a procura de novas soluções e fazer os colaboradores se comprometam em desenvolver soluções, testá-las e aplicá-las e em atingir os resultados com os novos sistemas ou métodos implantados.

Ser um agente de mudanças dentro da empresa é um ponto fundamental para ter a competência reconhecida e obter como resultado o crescimento profissional e também pessoal. E esse papel pode ser exercido não só na empresa como um todo, mas também no trabalho individual de cada um.

Seja um agente de mudanças na empresa ou na sua tarefa.

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*