SER NEGOCIADOR DEVE FAZER PARTE DE SUAS HABILIDADES

 

“Perder” numa negociação parece ser impossível, porque não há nenhuma razão para se aceitar um negócio que o coloque numa situação pior do que aquela em que você já estava. Mas, muitas vezes, se aceita um acordo que não era aquele que realmente se desejava. E ai vem o sentimento de que você “perdeu” na negociação, que não estava preparado para negociar, que o oponente tinha mais informações, que ele trapaceou e outras coisas do tipo.

E isso vale para todas as situações em que negociamos e olhe que são muitas durante nossa vida. Na verdade, vivemos negociando durante toda ela: negociamos para nascer, negociamos com os pais, com os filhos que querem chegar mais tarde do que a hora que estabelecemos para chegarem, com os professores sobre as notas na escola.

Negociamos a vaga no estacionamento, negociamos quem passa primeiro no cruzamento, negociamos com a família se vamos de férias para o campo ou para a praia e que programa assistir na tv. Negociamos com colaboradores, clientes e fornecedores.

Negociamos até para morrer, sempre procurando “esticar” um pouco a nossa permanência nesta vida, da qual reclamamos muito, mas que não queremos deixar.

Por isso, aprender a negociar é, hoje, uma exigência para nos sairmos bem na vida pessoal e profissional, porque é preciso lembrar que nós nunca recebemos aquilo a que temos direito. Nós recebemos apenas aquilo que negociamos.

Mas negociar é uma questão de sorte, de estar no lugar certo na hora certa, ou é uma questão de técnica? Bem, é evidente que muitas vezes a sorte ajuda, e alguns bons negócios se devem mais a sorte do que a técnica, mas de maneira geral a sorte não conta tanto no mundo dos negócios. Depender só da sorte esquecendo a técnica pode ser um problema e leva-lo a negociações frustrantes. Os estudos mostram que as pessoas que negociam melhor têm sucesso porque utilizam alguma TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO que as ajuda a obter resultados positivos.

 

Por isso, é bom que você inclua em seu currículo a participação em cursos de aperfeiçoamento para negociadores, porque assim você estará preparado para negociar nas diversas ocasiões em que isso for necessário na sua vida pessoal e profissional.

Em próximo post daremos algumas dicas importantes sobre como negociar.

Categories: Planejamento

Leave a Reply


*