economia-e-meio-ambienteTexto de autoria de Renato Meneghetti Peres

Aluno do curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios

USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul

 

Nos últimos anos as questões de Responsabilidade Social e Sustentabilidade ganharam espaço nas pautas das reuniões de empresas dos mais diversos segmentos da economia. A importância do papel da empresa, ou como um agente de auxílio no desenvolvimento social de sua comunidade ou na viabilização de seu negócio da forma mais sustentável possível já é percebido pelos mais diversos públicos, entre eles o consumidor.

Enquanto os relatórios de sustentabilidade deixaram de ser apenas mais um capítulo no relatório de resultados para ter uma ampla divulgação pelas empresas, as ações de marketing valorizando esta imagem de comprometimento ganham cada vez mais espaço. A oportunidade de levar estas ações para todo o público, em especial para o seu consumidor ou cliente, de forma transparente e por várias vezes inspiradora, acaba estimulando a reflexão de que “não é apenas lucro”.

Em situações de extrema carência, quando há completa ausência de poder público, são as empresas os agentes da integração e do desenvolvimento e a ampla divulgação mostra a possibilidade do “fazer algo” e promover mais do que o negócio, mas o engajamento de todos quanto às questões sociais e ambientais.

 

Categories: Gestão, todas

Leave a Reply


*