TREINAMENTO NÃO É EDUCAÇÃO

Definições do Dicionário Michaelis

Treinar
Acostumar, adestrar ou submeter a treino: Treinar o corpo, treinar a mente. Exercitar-se para jogos desportivos ou para certos trabalhos.

Educar
Formar a inteligência, o coração e o espírito. Doutrinar, instruir. Cultivar a inteligência

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Naturalmente você consegue perceber a diferença entre os dois conceitos acima. Enquanto treinar tem por objetivo

desenvolver uma determinada habilidade – treinar um colaborador para operar uma terminada máquina, por exemplo – educar tem como principal objetivo a formação do indivíduo como cidadão, de uma maneira holística, desenvolvendo sua inteligência e raciocínio para enfrentar a vida profissional e pessoal.

Mas essa distinção tão evidente parece que não é entendida por alguns profissionais em muitas empresas, que continuam montando suas universidades corporativas com a estrutura, funcionamento e objetivos de um grande setor de treinamento. Muitas universidades corporativas continuam treinando como sempre foi feito pelo setor de Treinamento e educando muito pouco.

Não há por parte dos responsáveis pelas estruturas dessas “universidades corporativas” a percepção de que treinamento tem a função básica de capacitar um profissional para realizar uma tarefa, enquanto a educação tem como principal
E é por causa dessa dificuldade em distinguir as coisas que muitos projetos de universidades corporativas estão fracassando, ou pelo menos não estão trazendo os resultados esperados pelos dirigentes das empresas que as criaram.objetivo desenvolver o indivíduo através de uma ampla gama de informações das mais diversas

É preciso entender que esses dois processos são diferentes em muitos aspectos: no tipo de abordagem, na forma de condução, na didática utilizada, nos materiais desenvolvidos para um e para outro processo, na forma de motivar e avaliar os participantes.

Enquanto isso não ficar claro para os responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos das empresas e para os próprios gestores das empresas a confusão continuará, trazendo resultados frustrantes para todos os envolvidos nessas atividades de treinar e educar.

Categories: Liderança, todas

Leave a Reply


*