Existe uma diferença entre problema e oportunidade e se você é um gestor deve saber identificar bem, na prática, a diferença entre esses dois conceitos. Principalmente porque, algumas vezes, a oportunidade se apresenta como um problema e se você não conseguir diferenciar uma coisa de outra poderá perder tempo tentando resolver um problema e não aproveitará a oportunidade por trás dele.

Problema
Um problema é uma grande deficiência existente em um processo e que impede que esse processo atinja da melhor maneira seu objetivo.

Em outras palavras, se o processo não está andando como deveria andar com certeza você terá ai um problema presente que precisa ser solucionado. Esse é o papel de todo gestor, solucionar problemas para que eles não atrapalhem o andamento de um processo.

Mas vamos imaginar uma situação quase absurda: que um gestor consiga resolver TODOS os problemas que surgem durante a execução de um processo. Pense bem: nessa situação, o que ele conseguiria? Diria que, no máximo, ele conseguiria atingir todos os seus objetivos, mas não conseguiria mais que isso.

Mas não podemos esquecer que as empresas, cada vez mais, esperam que seus gestores tomem medidas para irem ALEM dos objetivos que lhe foram estabelecidos, que ultrapassem esses objetivos e que obtenham o máximo de resultados.

E qual é a única maneira de conseguir isso? Somente quando ele consegue identificar oportunidades que vão surgindo pelo caminho e as aproveite.

Oportunidade
É uma situação que, quando identificada no processo e devidamente aproveitada, permite com que um gestor vá além dos objetivos que foram definidos. Essa é a única maneira dele ir além e conseguir resultados melhores dos que os esperados. Daí a importância de identificar e aproveitar oportunidades.

Mas temos aí outro problema. Identificar oportunidades existentes no processo não é uma tarefa fácil, porque muitas vezes ela se apresenta disfarçada de problema. É por isso que dizemos muito mais vezes “temos um problema” do que “encontramos uma oportunidade”.

Quando alguma coisa não vai bem o gestor, muitas vezes, vê aquela situação apenas como um problema e procura resolvê-lo o mais rápido possível e já parte para a situação seguinte, sem procurar descobrir ali uma oportunidade para ser aproveitada. Por isso a recomendação é que, frente a um problema, o gestor o resolva, mas depois o estudo verificando se ali não existe, na verdade, uma oportunidade disfarçada de problema.

Sempre que possível, veja se um problema não é, na verdade, uma oportunidade disfarçada.

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*