Uma nova forma de Educar

 “O professor não deve mais perder tempo dando lições, se o aluno pode fazer isso no ritmo dele, parar quando sente necessidade, voltar a itens que não entendeu, acelerar quando já domina os conteúdos”, diz Salman Khan.

             Salman Khan, criador da Khan Academy cujo objetivo é oferecer educação

gratuita a qualquer pessoa em qualquer lugar através da internet,

em palestra proferida dia 17/1 em São Paulo

e patrocinada pelo Instituto Lemann.

 Salman Khan chamou a atenção de todo o mundo com vídeos de cerca de dez minutos em que explica conteúdos variados de, sobretudo, matemática, física, química e biologia.

Nesse modelo utilizado por ele o professor deixa de ser o transmissor das informações para ser um tutor, e as aulas devem ser usadas para interação entre estudantes e mestres.

Realmente, o acesso à educação está mudando graças a utilização da tecnologia. Começamos a descobrir fórmulas para que a tecnologia possa nos ajudar a educar mais rápido e de maneira mais abrangente, e o método desenvolvido por Salman Khan mostra que isso é realidade e não utopia. Pelo menos não para seus mais de 6 milhões de seguidores em 216 países que têm à disposição mais de 3.000 videoaulas disponibilizadas em 10 idiomas.

Agora os seus cursos a distância, famosos na internet, poderão ser seguidos, também, pelos brasileiros e por habitantes de países de língua portuguesa, com videoaulas e material didático traduzido para o português.

Uma das grandes vantagens para os alunos nesse tipo de ensino é que, com os vídeos, os alunos podem pausar as explicações, repeti-las, sem se sentirem constrangidos perante professor e colegas por ter de rever o assunto.

Se você se interessa por assuntos da educação sugiro que se aprofunde no conhecimento da Khan Academy e de seu fundador Salman Khan. História e atuação muito interessantes.

Saiba mais sobre Educação a distância em:

Pós em Novas Tecnologias para Aprendizagem

Categories: todas

Leave a Reply


*