VAMOS PARAR COM ESSA PROCRASTINAÇÃO?

Não se assuste ao ler o “palavrão” do título. Ele é derivado de procrastinar, que significa deixar para fazer depois algo que poderia ser feito agora. Em outras palavras significa adiar ou, no popular, “empurrar com a barriga”.

O procrastinador é aquela pessoa que vive sempre na corda bamba, porque foi adiando seus compromissos até o prazo final e, agora, será cobrado da sua execução. E ele não fez. E qual é a sua esperança?  Se ele for um aluno que não estudou, sua esperança é que na última hora alguém diga: “o professor não veio e por isso não teremos a prova”.

Se ele for um empregado que não preparou uma tarefa que deveria apresentar numa reunião, que na última hora alguém diga: “a reunião foi cancelada”. Se ele for como a maioria de nós mortais, que alguém diga quando ele ligar para marcar uma consulta: “o dentista foi viajar”.

Todos nós somos um pouco procrastinadores, mas o problema é quando isso se torna um vício e começamos a adiar tantas coisas que acabamos não fazendo nada. E vocês podem imaginar como o vício de procrastinar pode atrapalhar na administração do tempo nossa e também das pessoas que trabalham conosco.

Quando o chefe deixa para depois o exame de uma papelada que poderia ser examinada rapidamente agora e a coloca na pilha do “verificar depois” ele pode estar atrasando o trabalho de seus subordinados, que ficam esperando pelas decisões do chefe, e também de outros setores que esperam a decisão para encaminharem suas tarefas.

É por isso que se você pretende administrar melhor o seu tempo e sente que tem o vício do “depois eu faço” pense bem em como diminuí-lo para um grau aceitável.

Para isso dou algumas sugestões:

a) se tem muitas tarefas, comece pela mais desagradável, aquela que você não gosta de fazer ou que é mais difícil e, por isso, você vai adiando. Eliminando-a só irão sobrar as mais gostosas de fazer ou as mais fáceis;

b) se você vai adiando uma tarefa por ela ser muito extensa, experimente dividi-la em pedaços, como se fossem diversas tarefas diferentes. Ao terminá-las terá terminado a tarefa toda;

c) finalmente, comprometa-se a se presentear com algo que você está querendo (um DVD, uma gravata, uma bolsa) assim que a tarefa desagradável for terminada. E se presenteie mesmo. Isso serve como estímulo para terminá-la.

Diminuindo a procrastinação você verá como seu tempo renderá mais e você trabalhará mais satisfeito. Talvez até possa sair um pouco mais cedo do trabalho no meio da semana e levar seu companheiro ou companheira ao cinema, algo que você vem adiando (ou procrastinando) há muito tempo.

Categories: Carreira, Gestão, Planejamento

Leave a Reply


*