Você é Resiliente?

Veja o que acontece com o bambu durante uma forte ventania. Ele se verga, parece que vai quebrar, mas resiste firme. E quando a ventania vai embora ali está o bambu, novamente impávido na sua postura original.

O bambu é um exemplo do que chamamos de resiliência, um princípio da física que diz que um corpo é resiliente quando ele se molda para enfrentar uma pressão, mas terminada essa pressão adquire sua forma original. O exemplo mais comum é a mola, que pressionada se comprime, mas depois da pressão volta ao seu estado original.

Na administração cesse conceito é também aplicado a pessoas que conseguem sobreviver a grandes tensões, tribulações, até se vergam em algum momento, mas passada a situação de pressão volta firme a seu comportamento anterior. Mas ao contrário dos objetos como a mola o ser humano não volta da mesma maneira que estava antes, porque nessa situação de pressão ele sempre acaba aprendendo alguma coisa.

No momento difícil que vivemos, com a economia capengando, ser resiliente é uma característica extremamente importante e muito desejada pelas empresas. Elas não precisam de pessoas com pouca resiliência, que fica todo o tempo se lamentando da situação, mas sim pessoas que procuram, através de criatividade e inovação, encontrar novos caminhos para enfrentar os problemas que surgem.

 

Categories: Carreira,todas

Leave A Reply

Your email address will not be published.


*