Você quer mesmo trabalhar no Google?

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Parece ser um sonho de consumo, principalmente entre os jovens ligados à tecnologia (a já conhecida geração Y) poder um dia trabalhar numa das empresas mais conhecidas em todo o mundo: o Google.

O que os atrai? Provavelmente o fato de estarem vivendo num ambiente altamente inovador e desafiador, aonde quase diariamente novas idéias surgem, são testadas e aplicadas com a intenção de mudar a vida de milhões de pessoas.

Mas não é só por isso. Aqui de fora ficamos sabendo de comodidades que existem no Google e que parecem exercer, também, uma grande atração: um serviço de lavanderia que retira e entrega a roupa dos funcionários no loca de trabalho, massagistas e cabeleireiros à disposição, bicicletas e patinetes à disposição para a locomoção. Há também mesas de bilhar, pingue-pong e de pebolim, quadras de voleibol, videogames à disposição para o pessoal jogar quando desejar.

Os colaboradores podem ir vestidos da maneira que desejarem e não há rigidez de horário. E sem falar dos 17 restaurantes (isso mesmo, 17) com diferentes tipos de comida e pelas quais os colaboradores nada pagam (isso mesmo, nada pagam).

Você já está se animando? Desejando preencher uma ficha de solicitação de emprego para se candidatar a uma vaga no Google? Antes de fazer isso é bom que você saiba de uma coisa: tudo isso tem um preço. E um preço alto: o seu corpo e sua alma, se possível 24 horas por dia.

O objetivo de todo esse conforto é fazer com que você não queira ou não precise sair da empresa para nada e, dessa forma, aumente a sua produtividade. A empresa fica sendo o seu centro de vida: seu lazer, seus amigos, as conversas, tudo gira em torno do Google.

Você leva para a empresa o seu relacionamento pessoal, o seu tempo livre, fazendo sua vida girar em torno do Google. E o objetivo: que você produza mais e melhor. Quanto mais você fica na empresa maior será sua produção. Sua casa passa a ser o Google sete dias da semana.

Mas existem ainda outras coisas sobre a maneira como o Google realiza seus negócios que seria interessante saber antes de se candidatar a uma vaga nessa empresa.

Para quem deseja saber mais sobre isso e sobre outros aspectos interessantes do Google e da vida de seus colaboradores lá dentro, sugiro a leitura do livro A Verdade por Trás do Google, de Alejandro Suárez Sanches-Ocaña editado ela Editora Planeta.

Como diz a contracapa deste livro: “você vai ficar surpreso com todas as realidades que o Google tenta manter escondidas do público, e vai tomar conhecimento de algumas táticas surpreendentemente agressivas de uma empresa que talvez já saiba tudo sobre você”.

Vale perguntar: e você, sabe mesmo tudo sobre o Google?

Categories: todas

Leave a Reply


*