VOCÊ QUER SER BOMBEIRO?

Se não quer exercer essa honrada profissão, então por que você vive o dia inteiro “apagando incêndios” na sua empresa? Por que não consegue evitar que os problemas apareçam e está sempre correndo atrás deles para resolvê-los?

Você já reparou como muitas vezes são problemas que se repetem, que já foram até resolvidos, mas que estão lá novamente atazanando sua paciência? Lembre quantas vezes você disse, só na última semana, a frase: “outra vez esse problema? Mas eu já não tinha resolvido isso?”

Sabe por que você repete essa frase constantemente? Eu acho que sei o motivo. É porque, diante de um problema, você só pensa em resolvê-lo, mas não pensa em solucioná-lo.

E agora você pode perguntar: mas existe diferença entre resolver e solucionar um problema?

A resposta é sim, e uma grande diferença. É porque você pensa apenas em resolver o problema e não em solucionar, que você esta sempre correndo para resolver problemas que já foram resolvidos e que teimam em aparecer novamente na sua frente.

Quando você resolve um problema você está se fixando apenas naquele problema do momento, que está lhe incomodando e, por isso, você quer se livrar dele o mais rápido possível. E na maioria das vezes, para resolve-lo, você se baseia apenas nos sintomas do problema, naquilo que está mais aparente, mas não vai procurar as causas.

Você o resolve, mas logo ele aparece novamente, porque não foi solucionado.

Quando alem de resolver o problema imediato você se preocupa também em encontrar as causas do problema e eliminá-las, você está solucionando também. Solucionar significa eliminar as causas do problema e não o sintoma e, com isso, evitar que ele surja novamente.

Resolver problemas dentro da empresa todos podem resolver, mas o gestor deve ir mais longe. Alem de RESOLVER ele deve também SOLUCIONAR o problema, evitando que ele aconteça novamente.

Este é um dos assuntos debatidos em aulas do curso de Pós Graduação em Gestão e Estratégia Empresarial desenvolvido em EAD pela Universidade Gama Filho.

Categories: Carreira, Planejamento

Leave a Reply


*