Você quer um aumento de salário?

Por Luiz Eduardo Gasparetto

Bem, acredito que isso todos nós queremos, mas eu lhe dou agora um conselho: se você for ao seu chefe dizendo a ele que quer porque quer um aumento tome cuidado, porque ele, com certeza, perguntará: “o que você tem feito para merecer um aumento?”

Dizer a ele que merece o aumento porque está se esforçando, está cumprindo o horário de trabalho, é o primeiro que chega e o último que sai ou então que está há muito tempo na empresa não vai sensibilizá-lo. Ele lhe dirá que isso não é nada mais do que sua obrigação e que você já ganha justamente para se esforçar, fazer um trabalho bem feito e para ser pontual. E quanto a ser antigo na empresa… bem, talvez você tenha passado despercebido esse tempo todo. Por que será?

E dizer que precisa de aumento porque o custo de vida está aumentando e você está ganhando pouco pode dar ao seu chefe a chance de lhe dizer “isso não é um problema meu.” E não é mesmo. É problema é seu.

E ai? Ai é que a conversa acabou, você com certeza não conseguiu o aumento desejado e o que é pior, deixou junto ao chefe uma imagem de “reclamão”.

Não esqueça que a empresa é uma organização com fins lucrativos e que todo investimento (e o seu salário é um investimento) precisa ter um retorno que valha a pena o desembolso de determinada quantia. Mas, ao contrário de outros investimentos, quando se fala em salário a coisa se inverte: o retorno deve vir antes do investimento.

É isso mesmo. Você precisa primeiro mostrar resultados para depois solicitar o investimento (aumento de salário). Se você continua fazendo o que sempre fez da maneira que sempre fez e conseguindo os resultados que sempre conseguiu, pense comigo: por que seu chefe lhe daria um aumento? Se você quer o aumento deve “mostrar serviço”, que merece ter um aumento de salário. Ai sim você estará em posição de solicitá-lo.

Então, antes de pedir um aumento, é melhor fazer uma autocrítica, mas bem feita. Você tem procurando se aperfeiçoar? Tem feito cursos de atualização ou pós-graduação ou MBA, que hoje não são mais diferenciais e sim obrigatórios?

Tem lido material específico referente seu trabalho? Tem dado sugestões para melhorar a maneira de fazer o trabalho? Em outras palavras, responda para você mesmo: se eu fosse meu chefe daria um aumento para mim?

Então, neste momento, você pode estar pensando: mas e se eu mostro excelentes resultados, trago lucro para a empresa, me esforço, estou sempre me atualizando, dou sugestões de melhoria e, mesmo assim, não consigo o aumento? O que faço?

Então talvez seja o momento de você procurar outro lugar para trabalhar, um lugar em que seu conhecimento, capacidade de trabalho e preocupação com resultados sejam devidamente reconhecidos.

Ou então fique quieto no seu canto!

Categories: Carreira, todas

Leave a Reply


*