Se a resposta a essa pergunta for NÃO, muita calma nessa hora. Não se desespere. Nem tudo está perdido. Primeiro temos que entender o que é talento.

O que é talento? Segundo o dicionário Houaiss, talento é aptidão, capacidade inata ou adquirida para exercer uma atividade.

Podemos acrescentar dizendo que talento é uma vocação ou um dom especial que uma pessoa tem para fazer determinada coisa. Ou ainda, que talento é aquilo que você faz muito bem e que as outras pessoas acham que você faz melhor que os outros.

Falando de cargo de gestão, o que você faz se acha que não tem talento para ser um gestor? Desiste de ser um? Comete suicídio porque esse é o grande sonho de sua vida e você não tem o talento para realizá-lo?

Nada disso. Saiba que a maioria das pessoas não nasce com talento específico para realizar uma tarefa, que pode ser jogar futebol, vender ou então ser um gestor. Mas as pessoas podem desenvolver habilidades que as levem a realizar muito bem uma tarefa. Inclusive a tarefa de gestão.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas das mais diversas maneiras. Através de programas de ensino ou de treinamento, através de trabalho realizado por um coach, leituras, participações em palestras e através de experiências práticas. O que não se pode fazer é achar que não poderá executar uma tarefa porque não tem talento para isso. Mesmo porque, não basta apenas ter talento, é preciso desenvolvê-lo.

 

Categories: Todos os Posts

Leave a Reply


*