A Tecnologia Disruptiva e o Seu Trabalho

Você sabe o que é tecnologia disruptiva? Veja abaixo a explicação encontrada no Google.

“Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto ou serviço que utiliza uma estratégia disruptiva, em vez de evo­lu­cio­ná­ria ou re­vo­lu­cio­ná­ria, para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado.”

 “As tec­no­lo­gias evo­lu­cio­ná­rias provocam me­lho­rias in­cre­men­tais nos produtos/serviços; as re­vo­lu­cio­ná­rias provocam grandes alterações; e as tec­no­lo­gias disruptivas des­troem o que existe, atendendo às mesmas exi­gên­cias dos clien­tes com diferenças bastante significativas, utilizando algo completamente diferente e novo.”Google

Um exemplo clássico de tecnologia disruptiva é a máquina fotográfica digital em relação a maquina fotográfica que até pouco tempo era a tradicional: utilizava filme, revelação etc. A maquina digital acabou com tudo isso. Outro exemplo é o e-book em relação ao livro impresso. A tecnologia disruptiva mudou a maneira de fotografar e está mudando a maneira tradicional de ler um livro.

E de que maneira isso poderá lhe atingir? Da mesma maneira que atingiu as empresas que fabricavam a maquina fotográfica tradicional, como a Kodak, por exemplo, e que não se prepararam para essa nova tecnologia. Foram pegas de surpresa e o prejuízo foi incalculável, tanto financeiro quanto de imagem.

Pense um pouco. Você tem diversas competências que o estão ajudando neste momento a manter seu emprego, mas será que essas competências são suficientes para que você o mantenha dentro de um, dois ou cinco anos? Será que sua função ainda será necessária dentro desse período? O que você tem feito para se atualizar, para analisar para onde caminha o mercado, para prever uma “tecnologia disruptiva” na sua função e não ser pego de surpresa?

É bom você não achar que sua função será sempre necessária e que todas as mudanças que acontecem no mercado não o atingirão. É bom estar preparado para uma grande mudança, quando então essa sua função atual poderá simplesmente desaparecer. Como se dizia antigamente é bom “colocar as barbas de molho”.

Se desejar saber mais sobre tecnologia disruptiva entre no site www.phortetv.com.br. Vá até o final da pagina e clique no programa CONVERSANDO SOBRE GESTÃO” e procure dentre as entrevistas gravadas a que fala sobre esse assunto.

 

Categories: Carreira,todas

Leave A Reply

Your email address will not be published.


*